É impossível falarmos sobre decoração de casamento sem pensarmos nas flores, não é mesmo? Elas são o carro chefe de qualquer tipo de decoração e estão presentes nas cerimônias religiosas e nas celebrações – de casamentos mais simples a mais sofisticados. Exatamente por isso muitos noivos têm dúvidas na hora de escolher pelas flores para o casamento.

Se você também está passando por esse momento importante, veja algumas dicas que separamos e que podem lhe ajudar a fazer uma escolha mais certeira.

Flores para o casamento: 5 dicas valiosas para a sua decoração!

  1. Preste atenção ao seu tema

As flores para o casamento precisam estar em sintonia com o tema escolhido para a sua celebração. Assim, se por exemplo, você decidiu fazer um casamento em marsala é importante que a cor das pétalas sigam essa linha, ou que ajudem a balancear esse tom mais forte.

  1. Pense na época do ano

As flores naturais são sazonais, assim é sempre importante conferir quais são as flores da época em que você pretende se casar. As rosas são as que menos sofrem com essa questão, já que possuem uma ampla disponibilidade no mercado brasileiro além de possuírem muitas variações quanto a cor, atendendo a diferente gostos.

Mas, se você prefere as tulipas ou orquídeas, cuidado. Lembre-se que elas são bastante restritas no Brasil, assim como as peônias, sendo produzidas apenas em determinadas regiões e, além disso, a sazonalidade também pode influenciar no preço final. Veja algumas sugestões:

  • Flores de primavera: camélia, delphinium, alstroeméria, rosa, hortênsia, gérbera, copo-de-leite, boca-de-leão e orquídeas das variedades demphale e phalaenopsis;
  • Flores de verão: rosa, alstroeméria, calla, “mosquitinho” e orquídeas demphale, phalaenopsis e cherry;
  • Flores de outono: angélica, gérbera, boca-de-leão, alstroeméria, flor de ervilha, animajo, rosas e orquídeas cymbdium e catleya;
  • Flores de inverno: flor de cerejeira, gérbera, boca-de-leão, copo-de-leite, tulipa, rosas, alstroeméria e orquídeas chuva-de-ouro e cymbidium.
  1. Se quer economizar, opte por casamentos durante o dia

Se você está com o orçamento apertado, mas quer ter uma celebração bem bacana, a melhor dica é optar pelo casamento durante o dia. Esse horário permite o uso de flores do campo (como as mini margaridas, aster e pinóquios) que são lindas e bem mais baratas.

Além disso, nesse tipo de cerimônia a decoração pode ser mais simples e as flores apenas trabalham ajudando a valorizar o cenário, por isso você poderá encomendar uma quantidade menor.

  1. Ambientes fechados ou abertos?

É importante que as flores para o casamento estejam em sintonia com o espaço onde você irá realizar a sua celebração. Os ambientes fechados pedem por flores em tons pastéis, já os espaços abertos podem ter cores mais fortes e contrastantes com a luz do dia. Não se esqueça também de considerar o espaço do lugar, assim você poderá planejar a quantidade certa de flores para a decoração.

  1. Buquê precisa ser diferente

Na hora de escolher as flores para o casamento não podemos esquecer do buquê da noiva, que também é algo extremamente importante, não é mesmo?

Mas, fique atenta: evite combinar as flores do seu buquê com as da decoração da cerimônia religiosa ou da celebração. Lembre-se que o buquê é uma peça única e que precisa transmitir a identidade da noiva. Por isso, opte por flores diferentes e que tenham sintonia com o que você é ou como se sente.

Com tantas dicas, já está mais fácil pensar nas flores para o casamento? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o com os seus amigos em suas redes sociais!