Chegou o momento tão aguardado e querido pelos pais: a festa de 1 ano. O primeiro aniversário do filho costuma ser um momento especial, com uma comemoração diferenciada.

Por isso, hoje, nós trouxemos dicas importantes para considerar na decoração e também na organização da primeira festa do seu filho.

Dicas para organizar a festa de 1 ano

  • Leve em conta a criança

Muitos pais ficam tão empolgados com a organização da festa de 1 ano que se esquecem que o motivo principal dela existir é o aniversariante.

Lembre-se que com 1 aninho, a maior parte das crianças não se sente bem rodeada de estranhos e em um lugar que ela desconhece, ainda mais se existir uma agitação enorme – o que pode assustar os bebes mais tímidos.

Mesmo que seu filho já tenha alguns amiguinhos, ele ainda não poderá brincar com eles e nem ao lado deles, assim o que os bebes mais precisam (e adoram) é a atenção individual, brincando com as pessoas que eles estão acostumados.

Assim, dependendo das características do seu filho, uma festa menor e um pouco mais intimista pode ser o mais indicado.

Mas, se você tem o sonho de fazer uma comemoração maior, tente programa-la para um horário em que ele esteja mais descansado e saiba que, mesmo assim, ele necessitará de um tempo no meio da festa para repor as energias.

Não se esqueça de considerar os imprevistos, já que bebes nessa idade não sabem muito bem o quanto aquele momento é importante (e o quanto foi planejado). Assim, pode ser normal que seu filho durma bem na hora em que vocês iriam cantar o parabéns ou acorde com febre.

Tente levar esses imprevistos na esportiva e receba os amigos mesmo que a estrela da festa necessite de um pouco de repouso e resguardo.

  • Pense no horário da festa

É normal que os bebes de 1 ano tenham uma rotina mais ou menos pré-estipulada, com horários das sonecas durante o dia.

O mais indicado é planejar a festinha para o meio da tarde, após a soneca do almoço, assim o seu filho estará descansado e não ficará irritadiço.

Programe também a duração da festa, que não precisa ser muito longa, principalmente se houver convidados em idades semelhantes a do seu filho, pois, se um começar a chorar, outros seguirão pelo mesmo caminho e os seus convidados poderão ir embora antes do parabéns.

  • Recreação para a idade

Normalmente, as festas de 1 ano não precisam de muita recreação, pois é normal que a maioria dos convidados sejam adultos ou bebes, assim deixe esse dinheiro para investir quando o seu filho estiver maior e puder aproveitar o momento com os amiguinhos.

Se você quiser, poderá usar alguns brinquedos do seu filho para ele se sentir mais à vontade. Uma piscina de bolinhas ou algum outro item do gênero já é suficiente para divertir os bebes e aquelas crianças um pouquinho mais velhas.

  • Pense no cardápio

É importante você se lembrar que os convidados não são bebes, mas adultos na grande maioria. Além disso, muitos pais podem preferir não dar chocolate aos seus filhos mais novos – assim pode ser interessante ter alguma alternativa ao brigadeiro, assim como pode ser mais atraente preferir um bolo branco.

Fique atento também a vela na hora do parabéns, pois alguns bebes podem acha-la chamativa e querer colocar a mãozinha.

Com essas dicas, ficou mais fácil organizar a festa de 1 ano do seu filho? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais!