O casamento temático está cada vez mais em evidência, ajudando os noivos a trazerem ainda mais personalidade para suas cerimônias e celebrações e vão desde casamentos à fantasia, até outros que envolvem os gostos e os costumes particulares do casal, como um casamento country, por exemplo.

Se você sonha em fazer um casamento temático, mas não sabe como começar a organizá-lo, confira as dicas que separamos!

  1. Defina o tema do casamento

Para que esse tipo de casamento dê certo é muito importante que o tema escolhido realmente tenha relação com a história de vida do casal, por isso é fundamental pensar bastante no tema antes de começar a organizar o casamento.

Lembre-se que todos os demais itens da organização devem estar de acordo com o tema (como convites, decoração, lembrancinhas, músicas, trajes, etc.) e por isso, algumas vezes, esse tipo de casamento pode ser mais caro do que uma festa tradicional.

  1. Convites de acordo com o tema

É importante que o convite escolhido esteja dentro do tema e também indique aos convidados o que eles podem esperar da sua festa – e como devem ser seus trajes, caso você deseje que todos estejam a caráter para que o seu tema funcione.

Não se esqueça de enviar os convites com mais antecedência do que os casamentos tradicionais, pois muitos convidados vão precisar de um tempo extra para encontrar o traje ideal.

  1. Decoração da cerimônia e da festa

Em geral, os casamentos temáticos funcionam muito bem quando se une a cerimônia e a festa no mesmo local, assim é possível ousar um pouco mais nos trajes e na decoração – já que muitas igreja, por exemplo, podem não permitir trajes diferenciados e nem uma decoração temática.

Assim que você definir o seu tema, comece a listar tudo o que irá precisar para a sua decoração, afinal ela é o carro-chefe para que o seu casamento realmente esteja de acordo com o que você está planejando.

Um casamento junino, por exemplo, pode exigir preparativos e uma decoração típica, mas que ainda assim seja charmosa e requintada. Se você for se casar próximo do Dia dos Namorados, também pode usar essa inspiração – assim como casamentos próximos do Natal.

Outra possibilidade é unir um casamento mais tradicional com uma decoração um pouco diferenciada e que traga mais a personalidade do casal – uma boa ideia para quem não quer um casamento comum, mas também não está totalmente certo sobre o casamento temático.

Vocês têm uma música que marcou a história de amor? Ou, então, um sonho em comum? Um filme ou banda que ambos adoram? Use frases, imagens e outros itens que remetam a essas ideias e mescle em sua decoração, tornando-a única.

  1. Lembrancinhas

Em um casamento temático é importante que você pense em lembrancinhas que estejam de acordo com a sua celebração. Se vocês estão planejando um casamento hippie ou boho chic, por exemplo, que tal distribuir plantinhas ou sementes de flores como lembrancinhas? Ou se o seu casamento será junino, delícias dessa época também são boas ideias de lembrancinhas.

Não se esqueça de separar uma trilha sonora especial e que se relacione com o tema e um cardápio que ajude a valorizar ainda mais a escolha de vocês.

Gostou dessas dicas de organização de um casamento temático? Conheça a Lagoa Dourada e saiba como podemos ajudar você a transformar esse sonho em realidade!