Na hora de organizar a festa do filho, uma dúvida que sempre atormenta os pais é sobre como escolher o tema da festa infantil. Com inúmeras possibilidades no mercado, nem sempre é fácil fazer uma escolha certeira, não é mesmo?

Se você está passando por essa situação, confira as dicas importantes que separamos e que podem lhe ajudar!

  • Leve em consideração a idade da criança

A faixa etária do aniversariante é super importante na hora de escolher o tema da festa infantil. Isso porque, antes dos 3 anos, geralmente a decisão é feita exclusivamente pelos pais.

Nessa fase, dê preferência aos temas mais lúdicos que garantam boas fotos e que tenham relação com a personalidade do seu filho, como: borboletas, flores, bonecas, fazendinha, circo e safári. Outra ideia é usar de temas que servem tanto para meninas, como para meninos, como céu, cata-vento, pintando o 7 e outros.

  • Escute o seu filho

A partir dos 3 anos é normal que as crianças queiram opinar, afinal a festa é delas. Por isso, escute o seu filho e saiba quais são as suas cores favoritas, os personagens que mais gostam, entre outros.

Outra ideia é ficar de olho nos desejos do seu filho. A sua menina adora histórias de princesa e sempre quer se fantasiar de uma? O seu filho sempre diz que vai ser piloto ou astronauta quando crescer? Essas podem ser ótimas indicações de tema e ainda permitem que a criança desenvolva um desejo durante a festa, dando mais significado a ela.

  • Esteja de olho nas tendências

O universo das festas infantis possui uma grande gama de tendências, por isso, se você optar por um tema que está em evidência, por exemplo, poderá ter que desembolsar mais com a decoração – já que ela estará bem requisitada.

Quer uma prova? Dê uma analisada no valor da decoração para as principais animações infantis, ou ainda para as festas típicas como a festa junina ou temas relacionados a times de futebol.

Se você conseguir negociar com a criança a substituição de um tema muito concorrido por outro que ela também goste e não tenha tanta procura, é possível economizar bastante.

  • Use a criatividade

A sua ideia é fazer uma festa infantil bacana e que não comprometa muito o seu orçamento? Invista em itens que você mesmo pode fazer e coloque a sua criatividade para funcionar.

Existem muitos itens que você poderá fazer como centros de mesa, convites, móbiles para a decoração das paredes e até a fantasia do seu filho, o que dará um toque de originalidade a sua celebração.

Por isso, na hora de escolher o tema, pense naqueles que permitem e que sejam fáceis de encontrar tutoriais de decoração no estilo faça você mesmo.

  • Nunca force um tema

Se a criança não quer uma festa que você está sonhando e imaginando há anos, não force. Esse é o momento do seu filho e deve fazer sentido para ele. Mas, se tem um tema que você sempre quis usar, aproveite o aniversário de 1 ano para isso.

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher o tema da festa infantil? Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário pra gente!