Entre os vários preparativos para o grande dia, escolher a decoração do casamento pode ser uma das que mais criam dúvidas nas pessoas. Afinal, além de bonita, é importante que ela tenha relação com os noivos e que eles se sintam bem na sua própria festa e cerimônia.

Foi pensando em lhe ajudar que hoje separamos essas dicas especiais. Confira.

  • O que vocês gostam?

Antes de optar por qualquer tema ou estilo é essencial pensar nos gostos e nas preferências do casal. Isso porque a decoração deve ser uma extensão da história e da personalidade de vocês.

Embora existam muitas pessoas querendo opinar no grande dia, lembre-se que esse é o momento dos noivos e deve fazer sentido para vocês. Por isso, conversem abertamente sobre o que é indispensável para cada um na decoração e o que vocês não querem que a decoração tenha.

  • Onde a festa será?

Não adianta imaginar uma linda decoração rústica, com muitos elementos naturais, se a sua festa irá acontecer em um salão fechado, sem opções e espaço para isso.

É importante conciliar o estilo decorativo com o ambiente. Por isso, visite o local antecipadamente, pense no que ficará melhor com as paredes, o teto, o chão e todo o espaço interno e externo do local escolhido.

  • Quando será a festa?

A época do ano é um dado muito importante, porque ela está relacionada às flores, as cores e a temperatura – itens que devem ser considerados na sua decoração.

Durante o verão, por exemplo, é importante pensar em uma decoração mais leve e agradável, porque as altas temperaturas influenciam no bem estar dos convidados. Em relação às flores, é essencial considerar as que são da época, porque, além de ser mais fácil de encontrá-las, elas ainda são mais baratas.

  • Quais serão as cores base?

A paleta de cores será a base para qualquer tipo de decoração e de tema que vocês escolham, por isso é importante pensar com atenção. Para não errar, escolha tons que estejam em harmonia com o restante da festa, desde os convites até os arranjos da mesa.

Atualmente está muito em voga usar uma combinação de uma ou duas tonalidades mais fortes com outras neutras, o que gera um contraste bem interessante.

Além disso, você também pode pensar nas cores da estação do ano em que será a cerimônia ou a temática, por exemplo, um casamento vintage pede por cores mais claras, como os tons pastéis.

Caso vocês tenham uma cor que gostem bastante, mas não sabem como combiná-la, podem usar a roda das cores e descobrirem      as cores complementares ou opostas, o que causa uma combinação bem interessante.

  • Qual a opinião do noivo?

Um erro muito comum é desconsiderar a opinião do noivo na hora de escolher a decoração do casamento – e isso é muito ruim, já que ele também deve ter poder de escolha.

Embora muitos noivos prefiram se “abster” do assunto, é sempre importante conversar com ele. Afinal, já imaginou escolher uma cor ou um tema que seu noivo deteste, por exemplo?

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher a decoração do casamento? Se ainda ficou com alguma dúvida, deixe um comentário pra gente!