2017 será o ano em que você subirá ao altar para dizer o tão esperado “sim”? Então você precisa começar a pensar em como organizar o casamento, não é mesmo?

Embora esse seja um momento de muita apreensão, nem todas as noivas sabem por onde começar a organização do casamento e acabam se perdendo entre tantos itens e detalhes importantes.

Se você está passando por esse momento, confira as dicas e os passos importantes que separamos para você começar a organizar o casamento.

  1. Defina o seu orçamento

Antes de pensar em data ou qualquer outro preparativo, você precisa saber quanto poderá gastar. Definir o orçamento pode parecer uma tarefa simples, mas costuma deixar muitos noivos de “cabelo em pé”.

A dica é sempre buscar por um valor que não coloque em risco a sua renda e nem atrapalhe o seu planejamento financeiro para as necessidades rotineiras.

Comece pensando no básico que você irá precisar para casar e analise com quanto cada um dos noivos pode contribuir. Pense também se existem despesas extras que podem ser cortadas e se vocês já possuem alguma economia que pode ser usada nesse sentido.

Alguns casais optam por abrir uma conta poupança exclusivamente para o casamento, assim cada um fica responsável por depositar uma quantia X do seu salário pelo período de planejamento do casamento.

  1. Defina o dia e o horário do seu casamento

Agora que você já sabe o quanto poderá gastar com seu casamento, fica mais fácil definir uma data que esteja dentro desse orçamento. Lembre-se que existem algumas épocas do ano em que os valores de aluguel dos espaços são mais caros, bem como da contratação dos fornecedores.

Por isso, pense em uma época que esteja de acordo com o que vocês sonham para o seu casamento e também dentro do orçamento que estipularam. É a partir dessa definição que você poderá começar a planejar todos os outros detalhes do seu casamento.

  1. Reserve a igreja e o local da festa

Com data e horário definidos, é hora de começar a tomar algumas medidas práticas, sendo o principal reservar a igreja e o local da festa. Hoje em dia, muitos noivos optam por fazer a cerimônia e a recepção no mesmo local – já que isso costuma significar mais economia.

Porém, se você sempre teve o sonho de se casar na igreja, não abra mão desse momento. Antes de optar pela igreja, faça uma visita e observe detalhes como a capacidade, acústica, acesso e também as condições (algumas igrejas não permitem que padres de outras regiões celebrem o casamento ou que determinados grupos musicais toquem durante a cerimônia, por exemplo).

Além da igreja, também é importante que você reserve antecipadamente o local onde será a festa, mesmo porque quanto mais cedo você o fizer, mais fácil será negociar o valor e também as formas de pagamento do aluguel.

É importante optar por um espaço que seja de fácil acesso para os convidados, que tenha segurança e condições de se realizar a festa que você sonha. Se você sempre quis fazer um casamento ao ar livre, por exemplo, um salão fechado não irá ao encontro dos seus desejos.

  1. Faça a lista de convidados

Definir o número de convidados é fundamental para que você possa reservar os demais serviços. Mas, nunca perca de vista o seu orçamento, assim sempre pense em quanto poderá gastar por convidado.

  1. Procure por fornecedores

De posse do número de convidados é hora de começar a dar “forma” ao seu casamento, indo em busca de fornecedores. A dica é sempre pesquisar bastante antes de fechar qualquer contrato e, claro, buscar pelas referências dos profissionais para não correr nenhum risco na hora do seu casamento.

Gostou dessas dicas para começar a organizar o casamento? Agora ficou mais fácil tomar as decisões certas? Venha conhecer a Lagoa Dourada e saiba o que podemos oferecer para transformar esse seu grande dia!